Sesi Paraná disponibiliza material editável e gratuito para indústrias aderirem à campanha
O Setembro Amarelo traz a saúde mental para o holofotes. O mês acaba sendo uma oportunidade para as empresas colocarem o tema no centro de suas estratégias organizacionais. É necessário lembrar, no entanto, que apesar do foco no período, que há anos aborda a prevenção ao suicídio, é importante abordar o assunto de maneira integrada e contínua no ambiente de trabalho.
Saúde mental: um desafio corporativo
A saúde mental é um tema que impacta diretamente a produtividade, o clima organizacional e o bem-estar dos colaboradores. Dados recentes indicam que transtornos mentais, como ansiedade e depressão, estão entre as principais causas de absenteísmo e presenteísmo nas empresas. Ainda assim, muitas organizações tratam o tema de forma superficial, ignorando a complexidade e a importância de medidas preventivas.
Um momento para ação
O Setembro Amarelo é um convite para que empresas de todos os portes reflitam sobre o papel que desempenham na prevenção de transtornos mentais e no apoio aos colaboradores que enfrentam essas questões. O estigma associado à saúde mental ainda é uma barreira significativa, mas pode ser superado com educação, sensibilização e a criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor.
Por outro lado, as que promovem o bem-estar mental não só ajudam a prevenir problemas de saúde, como também fortalecem suas equipes, aumentando a produtividade e o engajamento. Iniciativas como treinamentos sobre saúde mental, criação de espaços de diálogo abertos e a implementação de políticas claras contra assédio e discriminação são passos importantes para construir um ambiente saudável.
“Os gestores desempenham um papel central na criação de uma cultura que valoriza a saúde mental. Isso inclui estarem atentos aos sinais de estresse ou esgotamento entre os colaboradores e oferecer apoio adequado. É fundamental que as lideranças também sejam capacitadas para lidar com essas questões de forma eficaz e humana”, afirma Bruna Marinho Isume, psicóloga do Sesi Paraná.
Sesi Paraná: apoio integral às indústrias
Para a campanha deste ano, o Sesi Paraná elaborou um enxoval de materiais editáveis para auxiliar as empresas e indústrias a manterem o diálogo de saúde mental ativo, oportunizando a conscientização da importância de se priorizar e trabalhar na promoção e prevenção em saúde mental. Para baixar, editar e compartilhar o material, basta acessar a área de Materiais Gratuitos no blog do Sesi.
Além disso, alinhado à necessidade crescente, o Sesi Paraná oferta um programa abrangente de saúde mental voltado para as indústrias do estado. Baseado em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o programa é estruturado em três eixos principais:
1. Prevenção: realiza o mapeamento dos fatores de riscos psicossociais na empresa, por meio de um questionário respondido pelos colaboradores. A avaliação cobre oito áreas essenciais para entender e mitigar os riscos à saúde mental.
2. Promoção e Proteção: oferece capacitação para gestores, além de palestras voltadas para a conscientização e sensibilização sobre o tema. Esta etapa visa criar um ambiente de trabalho que valorize o bem-estar mental de todos os colaboradores.
3. Suporte: envolve o encaminhamento terapêutico para colaboradores que necessitam de apoio psicológico, assegurando que todos recebam o cuidado adequado para manter sua saúde mental em dia.
“O programa não só busca reduzir o absenteísmo e presenteísmo, mas também criar ambientes de trabalho mais favoráveis ao fortalecimento e à manutenção da saúde mental. Com isso, as indústrias paranaenses poderão aumentar sua produtividade e garantir a satisfação e o bem-estar de seus colaboradores”, finaliza Bruna.
Para saber mais, procure o Sesi mais próximo ou acesse aqui.