Entidade iniciou pesquisa com 57 empresas para elaborar plano de ação; unidade móvel de panificação chegou à cidade para apoiar equipes e voluntários
Com o compromisso de apoiar a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu após a devastação causada por um tornado no último dia 7, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) deu início a uma nova etapa de atuação no município. Nesta terça-feira (18), a entidade começou um levantamento junto aos 57 estabelecimentos industriais identificados no município com o objetivo de mapear quais são as principais necessidades para a retomada das atividades das empresas. Além disso, reforçou o apoio a voluntários e equipes de reconstrução com a chegada de uma unidade móvel de panificação do Senai.
A pesquisa junto às indústrias atende a uma demanda debatida em reunião com representantes da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), ligada ao governo do Estado. Na ocasião, foi enfatizada a importância de retomar rapidamente as atividades econômicas como forma de manter empregos e garantir a subsistência da população local.
A elaboração do questionário do levantamento contou com apoio técnico do Observatório Sistema Fiep. A iniciativa busca desenhar um panorama real da situação enfrentada pelas empresas e, a partir disso, desenvolver um plano de ação estruturado para contribuir com a recuperação econômica do município o mais rapidamente possível.
Unidade móvel da panificação
Paralelamente a essa nova frente, o Sistema Fiep segue atuando na assistência social por meio da estrutura já instalada na cidade. As 10 tendas modulares do Sesi continuam servindo como abrigo e ponto de apoio à saúde. Além disso, uma unidade móvel do Senai voltada a cursos na área de panificação chegou a Rio Bonito do Iguaçu nesta segunda-feira (17). Equipada com fornos profissionais e uma cozinha completa, a unidade está auxiliando no fornecimento de alimentação aos voluntários e equipes de reconstrução que atuam na região.
Doações de cal
Como parte do esforço coletivo para reconstruir o município, uma carga de cal já foi entregue a Rio Bonito do Iguaçu, e uma segunda será destinada nos próximos dias. A ação, que teve apoio da Fiep, foi articulada pelo Sindicato das Indústrias de Cal do Paraná (Sindical) e pela Associação dos Produtores de Derivados do Calcário (APDC), contando com doações de diversas empresas do setor associadas às duas instituições.
Fonte: FIEP



