Inovar é fundamental para a competividade das indústrias, é uma questão de sobrevivência. Mas, afinal, o que é essa inovação? Muito se confunde com automação, tecnologia ou transformação digital. Porém, o conceito de inovação é mais amplo. Consiste em criar ou aplicar algo novo – seja em produto, método, processo ou serviço – gerando valor agregado ao negócio. Se não traz resultado, pode ser uma invenção, mas não é inovação. Por isso a importância do tema para o futuro da indústria, que precisa estar sempre atenta às tendências de consumo e novidades para se manter no mercado.
De olho nisso, o Sindimetal Maringá, juntamente com o Sebrae e o Senai, inicia um movimento para a estruturação de uma Governança, a fim de auxiliar o setor metalmecânico da região na prática de ações pautadas em inovação, de forma organizada. A Governança é a forma como os diferentes atores e instituições da tríplice hélice (empresas, universidades e governo) interagem para promover o fortalecimento do ecossistema de inovação.
“A colaboração é um fator essencial para que a inovação de fato aconteça. O ponto de partida é a visão de futuro e a mentalidade aberta para repensar as formas de atuação em um mundo cada vez mais conectado. Trabalhando em rede e com o olhar para o todo, temos um enorme potencial de geração de valor para os negócios e para todo o ecossistema e a sociedade”, destaca Mariana Beckheuser, da indústria de equipamentos para a pecuária Beckhauser, finalista do Prêmio Nacional de Inovação da Indústria em 2021, e que lidera o movimento pelo Sindimetal Maringá.
O Sebrae terá o papel de apoio, trazendo a metodologia desenvolvida para a estruturação desse tipo de governança e já aplicada com sucesso em outras regiões, de modo a construir um plano de ação efetivo.
“Buscamos reunir os atores envolvidos no setor para reestruturação da Governança da metalmecânica, com objetivo de atuar com ações pautadas em inovação e estratégias de mercado. O objetivo é trabalhar ações de médio e longo prazo para a melhoria e sustentabilidade do setor e, principalmente, atuar no ecossistema de inovação não apenas do setor metalomecânico, mas se inserir no ecossistema de inovação de Maringá”, destacou Beatriz Poletto, gestora de Projetos do Sebrae/PR.
O Senai, através do Instituto de Tecnologia em Metalmecânica (IST Metalmecânica), entra como uma importante base de apoio para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
O papel do Sindimetal Maringá será de integrar um grupo de indústrias, além de convidar universidades, poder público e outras entidades para compor essa Governança e pensar a inovação para o setor como um todo e, assim, trazer soluções e oportunidades de mercado e desenvolvimento para todos.
Sendo assim, ficam convidadas todas as indústrias do setor que se interessam em saber mais e/ou em compor essa Governança a participarem do evento com o tema “INOVAÇÃO?! NOVOS PROJETOS GERAM NOVOS NEGÓCIOS”, no dia 22/09 (quinta-feira), às 8 horas, no IST – Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica – Rua José Correa de Aguiar, nº 369 – Jardim Leblon.
Será abordado o diferencial competitivo através de desenvolvimento de projetos para produtos e processos inovadores, tendo o design e a engenharia como aliados para geração com valor agregado e otimização na produção em um ambiente industrial.