No dia 27 de julho, na Casa da Indústria de Maringá, dezenas de participantes da indústria assistiram gratuitamente à palestra do Juiz Federal do Trabalho Marlos Melek, juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região que trabalhou como auxiliar na elaboração da proposta de modernização das leis do trabalho e autor de vários livros.

O palestrante discorreu sobre vários temas ligados à Reforma Trabalhista para este momento de retomada, trazendo soluções e ferramentas para a redução de custos na folha de pagamento.

O objetivo foi explicar vários pontos da legislação federal que geram dúvidas nos empresários e apontar caminhos. Foram abordadas as questões de acordos coletivos, vantagens e benefícios, o que pode ser negociado, trabalho intermitente, terceirização, legislação, decisões recentes do Supremo, jurisdição voluntária, reconhecimento e premiação na folha de pagamento e os desafios para o futuro das relações do trabalho.

Também foi ressaltado sobre a premiação ser uma ótima ferramenta de gestão por reduzir custos na folha de pagamento, acordos para evitar ações trabalhistas, prescrição de dívidas trabalhistas, trazendo sobre responsabilidade dos sócios e pontuando como funciona o Bacen Jud, ferramenta para buscar e bloqueio de bens de devedores.

No decorrer do encontro foram citados vários exemplos apontando alguns dos principais erros cometidos pelos empresários.

O assessor jurídico do Sindimetal Maringá, Reginaldo Farias, comentou: “O evento foi muito bom, e as informações compartilhadas trazem a realidade da rotina das empresas e como os risco de ação ações trabalhistas podem ser evitados.

Para Flavio Benatti, presidente da FETCESP, o evento foi muito bom e de grande valia para os empresários e advogados que atuam no setor. “As informações obtidas aqui serão de grande valia para todos que atuam no setor, na medida em que mostram a realidade da Justiça do Trabalho e a forma como os magistrados nos veem. Tenho certeza que quem participou do encontro terá outra postura daqui para frente com relação aos processos trabalhistas e as contratações em suas empresas”, finaliza.

A palestra teve como convidado especial o Prof. Ruy Sant’Ana, engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná, que abordou o tema da Longevidade nas empresas.