Desde a década de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, quando foi criado o Sistema Fiep com o objetivo de treinar pessoas para trabalhar na indústria, muito conteúdo foi produzido para apresentar à população os serviços oferecidos pela instituição. Os próprios alunos do Senai produziam jornais e comunicados com informações sobre os cursos, atividades e visitas técnicas a indústrias. Assim também os funcionários da época produziam materiais sobre sua rotina de trabalho, comunicados e relatórios anuais. Vídeos de formaturas, documentos, reuniões e fotos históricas também fazem parte de um acervo bem preservado que conta a história da indústria do Paraná. Todo este material, que foi se acumulando ao longo da fundação de cada uma das casas do Sistema Fiep (Fiep, Sesi, Senai e IEL), está disponível no Centro de Memória, fundado em maio de 1999.

O espaço e sua finalidade foram amplamente apresentados numa live promovida nesta sexta-feira (25/2), pela Gerência de Relações Sindicais no programa Por Dentro do Sistema Fiep, que periodicamente apresenta produtos e serviços oferecidos às indústrias. Hoje, uma aula de história e preservação da memória foram o centro do debate junto a mais de 30 participantes. A historiadora Patrícia Meirelles Nasser e a técnica regional de cultura, Daniele Machado dos Santos, mostraram documentos, fotos e filmes que retratam a época de fundação das casas, além de momentos marcantes sediados pelo Sistema, como exposições, debates e eventos festivos.

Criado com o objetivo de preservar o conjunto de informações e documentos históricos que constituem a memória do Sistema Fiep, desde sua fundação até o momento atual, o Centro de Memória funciona atualmente na sede do Sistema Fiep no centro de Curitiba, na avenida Cândido de Abreu. O objetivo é coletar todo o material de interesse histórico da instituição e preservá-lo para evitar o extravio, a dispersão e seu esquecimento. Também tem como finalidade disponibilizar ao público interessado pesquisa sobre as casas, os associados e sobre a evolução da indústria do nosso estado.

O acervo preservado, embora abrigue alguns materiais sem a data exata dos fatos, possui livros, periódicos, folhetos, documentos, gravações e materiais gráficos, fotografias, esculturas, troféus, medalhas, quadros e até maquinário industrial. O trabalho das pesquisadoras também serve de suporte para levantamento de dados sobre o setor, elaboração de conteúdo para exposições, festejos de datas comemorativas e para demandas internas das casas.

Agora, o desafio do espaço é catalogar todos os itens do acervo no modo virtual para que fique preservada toda a história do setor e do Sistema Fiep, sem riscos de perda dos materiais. Isso ampliará as possibilidades de pesquisa do acervo, que poderá ser acessado por qualquer pessoa interessada em qualquer lugar. Outra meta é promover a divulgação do Centro de Memória de forma itinerante pelo estado a fim de divulgar a evolução da indústria do Paraná e estabelecer parcerias de pesquisa com o meio industrial para ampliar o acervo e assim manter viva a história do setor.

Fonte: Ag. Fiep