O certificado digital é aquela assinatura eletrônica cada vez mais usada na hora de comprovar a identidade de uma empresa ou pessoa física sem precisar da tradicional rubrica à mão.

O documento funciona como sua assinatura digital, com validade jurídica, validando a autenticidade das transações eletrônicas.

Essa assinatura eletrônica evita fraudes digitais, garantindo sua segurança nas transações on-line, como troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, já que apenas o uso de senhas não atende mais aos requisitos de segurança.

O uso da assinatura digital traz benefícios na gestão das empresas e permite mais rapidez em outras operações, sem falar sobre os gastos com papéis, reconhecimentos em cartório e entrega de documentos. Ou seja, mais agilidade e competitividade para as pessoas físicas e jurídicas.

Sua necessidade é ainda maior diante da obrigatoriedade de certas ações junto ao governo e órgãos fiscalizadores. Com ele é possível, por exemplo, renegociar dívidas com o governo federal, acessar diversos serviços da Receita Federal do Brasil (RFB), atender compromissos sociais, como e-Social e Conectividade Social, entre outros. Até mesmo declarar o seu Imposto de Renda ficou mais fácil e seguro porque com o e-CPF a sua declaração já vem pré-preenchida, diminuindo as chances de erro.

O certificado digital é ainda mais necessário em tempo de distanciamento social, afinal ele permite evitar deslocamentos  com apenas alguns cliques. Com a assinatura eletrônica, os profissionais têm a vantagem de resolver diversas questões burocráticas sem sair do local de trabalho.

Segundo o diretor comercial da M9 Tecnologia (representante regional da Nosso Certificado, parceira do Sindimetal na área de Produtos Digitais), Miguel Sanchez, essa modernização é um caminho sem volta. “A certificação digital veio para ficar, evitando transtornos e despesas com cartórios, trazendo muito mais segurança em transações on-line e tratamento de documentos e até evitando fraudes e uso indevido de senhas em sites e portais governamentais que, acessados via certificados digitais, oferecem muito mais recursos de segurança aos empresários e seus contadores”.

Em uma parceria entre Sindimetal Maringá e Nosso Certificado, indústrias associadas e filiadas ao Sindimetal Maringá têm direito a um desconto especial. Com essa oportunidade única, indústrias associadas têm desconto de 25% e indústrias filiadas  10%.