O reajuste salarial anual é um direito do trabalhador garantido pela CLT. As empresas e os Profissionais em geral, representados pelos sindicatos, quando chega a data-base anual, firmam um acordo no que se refere ao aumento salarial e outras verbas em função da inflação e diversos fatores econômicos.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022 foi firmada entre o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Maringá e Região (SINDIMETAL MARINGÁ) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico (SINDIMETALÚRGICOS) numa mesa de negociações no dia 30 de novembro de 2021.

Para o presidente do Sindimetal Maringá, José Carlos Beckheuser, “diante dos reflexos da pandemia da Covid-19, o acordo foi favorável para os profissionais e para as indústrias do setor, ficando mantidos direitos e conquistas de acordos anteriores, além dos reajustes aplicáveis aos salários, piso e cesta básica”.

O vice-presidente do Sindimetal Maringá, José Doce Moreno, que fez parte da comissão de negociação da CCT, destacou: “Esta comissão foi criada para negociar a partir do ano de 2019 e criou o espaço de se reunir com empresários para trocar ideias, discutir e alinhar ações a serem levadas para as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores”. Ele ressaltou também que a cada ano o fechamento da Convenção tem sido mais tranquilo e muito transparente, cumprindo o objetivo de assegurar o direito dos trabalhadores.

Os reajustes concedidos deverão ser aplicados na folha de pagamento a partir de janeiro de 2022 para pagamento em fevereiro. Os salários vigentes subirão 12% (doze por cento). O piso salarial com o reajuste passará a ser de R$ 1.825.00. Já o valor mínimo estipulado para a cesta básica foi para R$ 225,00.

Para mais informações e para ter acesso ao documento, acesse o site do Sindimetal Maringá: www.sindimetalmaringa.com.br/convencao-coletiva/