À frente da chapa “Somos indústria, somos Fiep”, ele recebeu os votos de 63 dos 95 sindicatos filiados à entidade que compareceram à eleição

O industrial Edson José de Vasconcelos vai presidir a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) no quadriênio 2023-2027. À frente da chapa “Somos indústria, somos Fiep”, ele recebeu os votos de 63 sindicatos filiados à Fiep na eleição realizada nesta terça-feira (15). A chapa “União pela indústria”, encabeçada pelo também industrial Rommel Barion, teve 32 votos. No comando da entidade, Vasconcelos substituirá Carlos Valter Martins Pedro, que preside a Federação desde 2019. O mandato da nova gestão começa oficialmente em 1º de outubro.

Dos 99 sindicatos industriais filiados à Fiep, 95 estavam habilitados a votar, de acordo com os critérios do Regulamento Eleitoral da entidade, e todos compareceram à eleição. Além disso, houve um voto em separado, registrado por força de uma liminar concedida pela Justiça do Trabalho a um dos sindicatos que não havia sido habilitado.

A coleta dos votos ocorreu das 12h às 18 horas, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. A apuração foi realizada em seguida e, pouco antes das 19 horas, o resultado foi proclamado pelo desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente da mesa apuradora – que teve como escrutinadores os também desembargadores Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral e Hamilton Rafael Marins Schwartz.

Atual presidente, Carlos Valter destacou o caráter democrático da eleição da entidade. “Fica o meu cumprimento à chapa vencedora, lembrando que não há vencidos em uma disputa democrática. Nós somos pela indústria, somos todos industriais, temos uma casa que representa a indústria do Paraná, é isso que nos motiva”, disse. “Fiquei, enquanto presidente, honrado com a participação de todos os sindicatos aptos, isso demonstra o valor e o interesse pela casa. Só nos resta agora desejar pleno sucesso à nova diretoria”, completou.

Após eleito, Edson Vasconcelos afirmou que uma de suas prioridades iniciais à frente da Fiep será unificar o setor industrial paranaense. “Foi uma vitória expressiva, agora temos que unificar toda a indústria. A Fiep é uma força do Paraná e estamos pautados em fazer um belo trabalho de uma política industrial que favoreça o estado inteiro e regionalizar novamente a Federação para que esteja mais atuante também no interior”, disse.

Vasconcelos também ressaltou o papel das instituições que compõem o Sistema Fiep – Fiep, Sesi, Senai e IEL – no fortalecimento da indústria. “As casas têm que acompanhar esse propósito da Federação de fortalecer a indústria paranaense. Elas são ferramentas para esse fortalecimento estadual”, declarou.

Biografia

Edson Vasconcelos nasceu e cresceu em Cascavel, é casado e pai de 3 filhos. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Negócios Internacionais pela Ohio University, nos Estados Unidos.

Atua no setor da construção civil, sendo sócio proprietário da Vasto Engenharia, Bridge Incorporadora e da Toledo Energias Renováveis, além de atuar no ramo imobiliário e de hotelaria. Os desafios vividos como industrial e o convívio com líderes empresariais moldaram sua visão e o inspiraram a se mobilizar a buscar um ambiente empresarial mais favorável ao crescimento e desenvolvimento do setor produtivo do Estado.

Iniciou seu envolvimento no associativismo como membro da diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon Oeste). Em 2011, passou a integrar a diretoria da Fiep como vice-presidente, cargo que ocupa até o momento. Em 2013, foi eleito presidente do Sinduscon Oeste para um mandato de 3 anos. Em 2014, ingressou no Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que uniu toda região Oeste em pautas convergentes ao desenvolvimento regional, com destaque para a forte atuação em pautas relacionadas à infraestrutura e logística.

Desde 2015, presidiu diversas entidades como o G8, grupo formado pelas 8 entidades do setor produtivo de Cascavel; o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel (Codesc), que conta com a união de mais de 60 entidades que atuam em prol do planejamento em longo prazo do município; e o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC). Também foi membro do Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimentos do Paraná (Sindicaf) e ocupou os conselhos da Ferroeste, do Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi-PR) e da Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

Foi, ainda, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), com uma gestão marcada pela forte atuação na aproximação dos líderes regionais nos temas de importância regional, participando ativamente da viabilização da construção do aeroporto de Cascavel e do Trevo Cataratas, além da implantação do IPC, entre outras importantes conquistas para a infraestrutura e desenvolvimento da região Oeste.

Desde 2014, coordena o Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep, auxiliando na busca por soluções para o aperfeiçoamento da infraestrutura e logística paranaense, com foco na redução do custo logístico, agilidade nos transportes e segurança para cargas e pessoas.

Fonte: Ag. Fiep