Em live que debateu o futuro da indústria, presidente da entidade destacou a importância do setor para a economia do Estado

Uma live especial promovida pelo Sistema Fiep nesta quinta-feira, 25 de maio, marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Indústria no Paraná. O presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, destacou a importância do setor para a economia paranaense e para a indústria brasileira. O evento faz parte da programação do Mês da Indústria, em que o Sistema Fiep realiza entregas de valor para a indústria do Paraná.

“O Paraná é um estado especial, com a quarta maior economia e também o quarto maior polo produtor da indústria brasileira”, ressaltou Carlos Valter, lembrando que o setor responde por mais de 25% do PIB do Estado. “Tudo isso é calcado na força do nosso empresário industrial, dos nossos trabalhadores e dos processos tecnológicos que temos implantado mesmo com as muitas dificuldades para se produzir no Brasil. Por isso, como industrial que sou há mais de 40 anos, saúdo a todos os nossos industriais e também aos industriários que fazem a indústria do Paraná”, acrescentou.

Futuro da indústria
A live teve uma palestra com o jornalista e escritor William Waack, que falou sobre o tema “O futuro da indústria: cenários econômicos e perspectivas para o setor industrial”. Ele fez uma análise da conjuntura atual, destacando que o desenvolvimento do setor depende basicamente de questões políticas, como a Reforma Tributária, a política de juros e soluções para o Custo Brasil. Para isso, a atuação do Congresso Nacional será fundamental, em sua opinião.

Waack também apontou como essencial um projeto de desenvolvimento do país que coloque como prioridade a preparação das pessoas para a nova realidade econômica. Para ele, a indústria brasileira é um exemplo para o país, por tem capacidade de formação de capital humano e de adaptação tecnológica, porém precisa ser valorizada de forma efetiva por políticas de longo prazo, e não apenas com medidas de curto prazo, como vem sendo feito atualmente e nos últimos anos.

A força da indústria do Paraná
No Paraná, a indústria movimenta o equivalente a R$ 111,1 bilhões anualmente, o que representa 25,5% do PIB total do Estado. O montante equivale a 7,5% do PIB Industrial brasileiro, o que coloca o parque industrial paranaense como o quarto principal do país, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tudo isso é feito por um conjunto de mais de 71,8 mil empresas que estão sob a representação institucional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Indústrias que são responsáveis por mais de 977,5 mil empregos diretos. Entre os setores industriais paranaenses que se destacam no cenário nacional, o Estado ocupa o primeiro lugar na produção de carne de frango e de tilápia, além de liderar a produção de madeira para papel e celulose e a exportação de madeira serrada e compensado. O parque industrial paranaense também abriga o segundo principal polo produtor de leite e de suínos do Brasil e é o terceiro na produção de veículos.

Nos últimos anos, mesmo com os impactos causados pela pandemia, a indústria paranaense conseguiu seguir aumentando significativamente seu nível de emprego, mostrando sua relevância para o equilíbrio econômico e social do Estado. Em 2022, a indústria criou 15.271 novos empregos formais. O número foi inferior aos de 2021 (44.128) e de 2020 (24.799), mas seguiu positivo mesmo em um cenário de incertezas. O desempenho positivo vem se mantendo em 2023. De janeiro a março deste ano, já foram acumuladas mais 7.416 novas contratações pelo setor, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Mês da Indústria
Para apoiar e fortalecer cada vez mais a indústria do Paraná, o Sistema Fiep vem investindo em uma série de iniciativas em suas diferentes áreas de atuação. Ao longo de maio e junho, dentro da programação do Mês da Indústria, entregas de valor para o setor industrial estão sendo realizadas em diferentes regiões do Estado.

Em Curitiba, um evento apresentou os investimentos realizados para aprimorar os serviços de Segurança e Saúde do Sesi Paraná. Em Londrina, foi inaugurada a primeira Escola Sesi de Referência Internacional do país, além de ter sido entregue a revitalização dos laboratórios da área metalmecânica do Senai. Investimentos em laboratórios também foram realizados em Ponta Grossa, onde foi reformado, ainda, o espaço em que funciona a DAF Academy.

“Todas essas estruturas estão disponíveis para qualificar e atender a indústria do Paraná”, disse a superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone. “Quero parabenizar todas as indústrias e seus colaboradores neste Dia da Indústria, e contem sempre com o Sistema Fiep”, completou.

Fonte: FIEP

Foto: Gelson Bampi