Reunião faz parte de articulação que entidade lidera para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva de construções em madeira engenheirada no Paraná

Representantes de diversas secretarias e órgãos do governo estadual e de prefeituras participaram, nesta quarta-feira (16), em Curitiba, de um encontro sobre construções sustentáveis em madeira engenheirada. O encontro foi realizado no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entidade que articula uma mobilização de diversos atores para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva no estado.

Organizado a pedido do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o evento teve como objetivo apresentar aos representantes do poder público tendências internacionais sobre construções sustentáveis. Também foi destacado como essa cadeia tem se ampliado em outros países, sempre com a participação do poder público no processo.

O avanço do uso da madeira engenheirada só pode ser feito com participação do poder público”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacando questões como regulamentação, incentivo público e financiamento como algumas das ações necessárias para o crescimento do setor. “A Fiep tem uma parceria com ações do governo que interessam à indústria do Paraná e estamos à disposição para estarmos juntos também no tema da madeira engenheirada”, acrescentou.

Representando o governador, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou que o governo recebeu essa iniciativa com bastante entusiasmo. “Temos algumas iniciativas acontecendo separadamente no Estado e é importante que agora estejamos em conjunto para a construção de políticas públicas”, afirmou. “Para isso, temos aqui todos os atores relevantes: o setor produtivo e empresarial, representado pela Fiep, o governo do Estado, representado por várias áreas, e a academia. Isso é fundamental para mover as transformações e as inovações na sociedade”, completou.

Reunião contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos, além de empresas do setor

Já o secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reforçou que o governador pediu atenção especial de toda a administração estadual para essa pauta. “A Secretaria das Cidades fomenta, constrói políticas públicas e investe nos 399 municípios do Paraná. Queremos olhar com atenção como podemos levar essas construções aos municípios”, declarou. “As forças estão convergindo para um lado só, e é importante que isso esteja sendo feito em parceria com a Fiep, com os sindicatos da madeira e os Sinduscons (Sindicatos da Indústria da Construção Civil) para que a gente possa colocar em prática uma política pública”, acrescentou.

Além de secretarias estaduais como da Educação, Planejamento e Indústria e Comércio, também estiveram representados na reunião órgãos públicos como Cohapar, BRDE, Tecpar, Corpo de Bombeiros e Fundepar, entre outros. As prefeituras de Curitiba, por meio do IPPUC, e de Guarapuava, também enviaram representantes. Pela academia, representantes da UFPR e da PUCPR. O encontro teve, ainda, a participação dos deputados estaduais Fabio Oliveira e Artagão Júnior.

Empresários e executivos de indústrias que já atuam no setor de construções sustentáveis, assim como o superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Paulo Roberto Pupo, também estiveram presentes. “O DNA das construções sustentáveis está aqui no Paraná. Já temos pelo menos cinco empresas instaladas aqui trabalhando com sistemas woodframe e de madeira engenheirada, atuando em todo o Brasil, e é importante que Fiep lidere esse processo, unindo esforços”, afirmou Pupo.

Fonte: FIEP