A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) foi homenageada pela Assembleia Legislativa por seus 80 anos de fundação. Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (3), no plenário da Casa, em Curitiba, a Fiep foi reconhecida com o diploma de menção honrosa por sua atuação em prol do setor industrial e da sociedade paranaenses. Na mesma ocasião, o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, também recebeu uma homenagem do Poder Legislativo estadual por seu trabalho à frente da entidade.

A sessão solene pelas oito décadas da Federação aconteceu por proposição dos deputados estaduais Fábio Oliveira (Podemos), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia, e Luiz Fernando Guerra (União), que preside a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. Também marcaram presença, entre outras autoridades, o primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia, deputado Alexandre Curi, o deputado Luiz Claudio Romanelli e o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. Estiveram presentes, ainda, integrantes da diretoria da Fiep, presidentes de sindicatos filiados à entidade, empresários e representantes de entidades do setor produtivo.

“É com enorme alegria que a Fiep recebe esta homenagem da Assembleia Legislativa”, afirmou Vasconcelos. “Termos o nosso trabalho reconhecido pela Casa de Leis de nosso estado é mais uma prova de que, ao longo de seus 80 anos, a Fiep cumpriu plenamente seu papel como defensora do setor industrial e indutora do desenvolvimento do Paraná”, acrescentou. Ele destacou, ainda, o papel da entidade no apoio ao crescimento do setor no Paraná, que passou de uma indústria extrativa e de produção com menor valor agregado na época da criação da entidade para a quarta maior potencial industrial do país atualmente.

Ressaltou, também, que a Federação tem plena certeza de que a indústria paranaense possui potencial para crescer ainda mais, por isso a atual gestão da entidade definiu para sua atuação o propósito de transformar o Paraná no melhor lugar para a atividade industrial no Brasil. Para isso, vem trabalhando na construção de uma política industrial efetiva. “Na indústria de transformação, temos totais condições de ser, em breve, a segunda maior força do país. Nossa diretoria tem um compromisso com visão de longo prazo, por isso não nos furtaremos a discutir com todos os atores. Estamos do mesmo lado para construir um estado cada vez melhor”, declarou.

Vasconcelos ressaltou, ainda, que quando a Fiep defende bandeiras que, a princípio, poderiam ser vistas como benefícios para a indústria e o setor produtivo, na verdade toda a sociedade paranaense sai ganhando. “Quando nós lutamos por infraestrutura, por energia, por capacitação profissional e tantas outras questões, a sociedade inteira se beneficia”, afirmou.

Importância para o desenvolvimento
Para o deputado Fábio Oliveira, a Fiep desempenha um papel importante não apenas para o desenvolvimento da indústria, mas também se preocupa com o bem-estar de todos os paranaenses. “Nós vemos, ao longo das gestões, que a Fiep também se interessa pelas pautas do setor produtivo como um todo, como por exemplo as questões dos pedágios, da Ferroeste e dos portos. São pautas que interessam a todos os paranaenses”, disse. “Comemorar junto com a Fiep e homenageá-la aqui na Assembleia Legislativa, na nossa Casa de Leis, na verdade a honra é mais nossa, de poder agradecer por tudo o que a Fiep tem feito pelos paranaenses”, acrescentou.

Já o deputado Luiz Fernando Guerra classificou a sessão como “uma noite gloriosa” para os cidadãos paranaenses. “A Fiep faz parte dessa construção econômica desenvolvimentista do Paraná e tenho muita honra de estar hoje aqui homenageando, junto dos colegas parlamentares, essa instituição que realmente vem orgulhando os paranaenses. É uma entidade que está caminhando lado a lado do setor produtivo, trazendo e defendendo as bandeiras em tudo aquilo que é necessário para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

O deputado Alexandre Curi destacou alguns dos motivos que justificam o reconhecimento realizado dos parlamentares. “É uma justa homenagem pela participação importante da Fiep em todos os momentos deste estado, que hoje é um estado que se desenvolve, que tem o maior crescimento econômico do Brasil, e nós devemos isso às indústrias e empresas do Paraná, representadas pela Fiep”, disse. “A Fiep sempre esteve ao lado da Assembleia Legislativa, defendendo os interesses das indústrias, mas por meio do diálogo, trazendo soluções para que a Assembleia pudesse acertar em momentos difíceis”, completou.

Fonte; FIEP