Eventos serão realizados entre março e maio, em todas as regiões do Estado, e levantarão subsídios para proposta de política industrial

Como forma de mobilizar a sociedade paranaense em torno do fortalecimento da indústria e contribuir com subsídios para a estruturação de uma política industrial para todo o Estado, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, a partir de março, os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Os eventos de lançamento dos Fóruns acontecem em seis regiões do Paraná, entre março e maio, começando por Cascavel, no próximo dia 15, e Francisco Beltrão, no dia 22.

“O grande objetivo dos Fóruns é envolver toda a comunidade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “E debater a indústria é mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios. Mas, para isso, é preciso criar um ambiente que incentive efetivamente a atividade industrial, de acordo com as necessidades, particularidades e potencialidades de cada região do Estado”, completa.

Temas prioritários
Para abrir os trabalhos, os eventos de lançamento dos Fóruns apresentarão o perfil atual da indústria de cada região e reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Entre elas, questões como formação de mão de obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade.

O debate inicial servirá como provocação para que as lideranças apontem quais são as prioridades para o desenvolvimento industrial de suas respectivas regiões. Um trabalho que terá continuidade ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades regionais em cada uma das áreas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná.

Mobilização da sociedade
Em todo esse processo, serão envolvidos empresários, lideranças industriais, sindicatos empresariais e representantes do poder público e de instituições ligadas ao setor produtivo de cada região. Entidades como a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), o Sebrae/PR, as Associações de Municípios e as Agências Regionais de Desenvolvimento, além do governo do Estado – por meio das secretarias do Planejamento, da Indústria, Comércio e Serviços e do Trabalho, Qualificação e Renda – também são parceiras institucionais dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria.

Os eventos de lançamento ocorrerão sempre em sextas-feiras pela manhã, entre os meses de março e maio. O primeiro encontro acontece em Cascavel, em 15 de março, reunindo lideranças da região Oeste. Na semana seguinte, no dia 22, será a vez de Francisco Beltrão, no Sudoeste. Em 5 de abril, acontece em Maringá, no Noroeste. Outras três reuniões serão realizadas nos meses de abril e maio, em datas ainda a serem confirmadas, em Londrina (Norte), na região dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

Fonte; FIEP