GOVERNANÇA DE INOVAÇÃO DA METALMECÂNICA

O Sindimetal está participando da estruturação de uma governança de inovação da metalmecânica em Maringá, juntamente com instituições de ensino, pesquisa, serviços, institutos de ciência e tecnologia (ICTs), entre outros.

Dessa forma, está sendo estruturada uma Governança, ou seja, um grupo de empresários focados no tema Inovação, denominado grupo Inovametal.

A governança Inovametal teve início em 2022 como parte integrante de um movimento maior, conectado ao bioma de Inovação de Maringá, que conta com diversas outras verticais setoriais.

A proposta é congregar pessoas num espaço de troca com vistas à construção do futuro do setor, através do olhar da inovação. Empresas, academia, setor de serviços e setor público juntos, criando conexões que permitem a geração de negócios e ações que fortaleçam o setor não apenas com um olhar pontual para dentro da indústria, mas sobretudo a partir da interação com o ecossistema, o fortalecimento de redes pautadas no princípio da colaboração. Assim, o papel da governança está diretamente ligado à construção de pontes para o futuro e a um olhar para a prosperidade coletiva.

AGENDA

A agenda da governança Inovametal é composta por encontros mensais, sempre na segunda quarta-feira do mês, das 8h às 9h30, no Sindimetal Maringá, e é aberta a quem queira participar e contribuir. As únicas condições são que sejam tomadores de decisão, ligados à esfera estratégica da inovação nas organizações que representam, e que possam se comprometer com a frequência na agenda para que o grupo realmente estabeleça uma cadência e uma sequência de evolução.

Além disso, sempre na última semana do mês haverá uma segunda agenda conjunta com a governança de inovação do Agro focada em visitas aos ambientes de inovação locais e também de outras regiões.

MARÇO

Nos dias 9 e 10 de março será realizado em São Paulo o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, coordenado pela CNI e SEBRAE. Inscrições abertas pelo link:   https://cni.mediastream.com.br/inscreva-se/

*A próxima reunião da governança Inovametal será no dia 15/03 e contará com a participação de um consultor do Sebrae que trará um pouco do letramento no universo da inovação.

**E na quarta semana de março a agenda conjunta com a governança do Agro será de visita ao Centro de Inovação de Maringá (CIM), órgão que tem o papel de centralizar, organizar e conectar todo o ecossistema de inovação local, onde os participantes irão conhecer a jornada do empreendedor local. O CIM fica instalado dentro do prédio da Incubadora Tecnológica Maringá (Maringatech), na Av. Centenário, 116 – Vila Christino.

REDE AMPLIADA

Além da rede de conexões entre os ecossistemas locais, a Inovametal integra também o projeto da Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá, desenhado de forma colaborativa e que propõe uma série de ações para o fortalecimento da região como um polo de inovação no país.

Na esteira desse movimento, uma das agendas que marcaram o início da governança Inovametal foi a visita ao Inovemm – Governança de Inovação da Eletrometalmecânica em Londrina, numa imersão de benchmark para conhecer a jornada e ouvir depoimentos sobre as boas experiências geradas pelo Inovemm.

Veja mais na matéria publicada em https://sindimetalmaringa.com.br/maringa-e-londrina-firmam-alianca-estrategica-para-os-ecossistemas-de-inovacao/).

CONTATO

Se você é empresário ou gestor ligado à estratégia de inovação de alguma empresa, organização ou universidade e se interessou em participar deste grupo, entre em contato com a Aline – Executiva do Sindimetal Maringá, por meio do e-mail aline@sindimetalmaringa.com.br ou telefone/WhatsApp (44) 98803-5698 e se inscreva!