Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e do Sebrae reconhece empresas que investem em inovação no Brasil

Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram nesta terça-feira (8) os vencedores da 7° edição do Prêmio Nacional de Inovação. Das 44 instituições finalistas, 15 empresas e três ecossistemas de inovação tiveram seus esforços em inovação reconhecidos. A cerimônia de premiação ocorreu na Casa Natura Musical, em São Paulo. Na ocasião, a Natura recebeu o reconhecimento “Hors Concours”, por ter sido vencedora em cinco edições consecutivas do Prêmio Nacional de Inovação.

A Beckhauser Manejo Racional e Produtivo, indústria associada ao Sindimetal Maringá, foi uma das representante do Paraná e da região de Maringá a ser  finalista na modalidade médias empresas em inovações em sustentabilidade, Para a Presidente Mariana Soletti Beckheuser Foi muito bom estar entre tantas empresas e iniciativas inovadoras e ver o incentivo para que a inovação aconteça, além da importância crescente nos discursos à sustentabilidade e questões ESG. Não fomos a primeira na categoria em que concorremos, mas estamos extremamente honrados em termos chegado a esse reconhecimento de estar entre as três indústrias de médio porte consideras mais inovadoras do país! E feliz também por ver a região sul e em especial o Paraná se destacando com muitos finalistas e vencedores; inclusive dois ecossistemas de inovação premiados.

“Para superar os desafios contemporâneos, o Brasil deve intensificar as ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico da indústria. Isso requer, entre outras medidas, incentivos à ciência e à pesquisa, à qualificação dos trabalhadores e à melhoria da educação. O avanço da digitalização da economia e da sociedade depende de uma intensa atuação do setor público, articulada com o esforço concentrado das empresas e dos centros de conhecimento”, destacou o presidente da CNI, Robson andrade.

As empresas concorreram nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. Entre as grandes, Embraer, Basf, Grupo Boticário e WEG se sagraram vencedoras. Akaer Engenharia, Tecnospeed, Nugali Chocolates e Nanovetores foram as médias indústrias reconhecidas. Já os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Aquarela, Oficina do Sorvete, Getin e Safety World.

As empresas Ecoquality, Hilab e o Instituto Butantan foram reconhecidas por suas práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Esse ano, o Prêmio de Inovação reconheceu os Ecossistemas de Inovação em três modalidades: estágio inicial, em desenvolvimento e consolidado. As vencedoras dessa categoria foram o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná, o Pro_Move Lajeado, do.

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas é muito importante.“Esse é um momento de celebrarmos os trabalhos realizados por essas empresas que se superaram durante esse período da pandemia. A inovação foi a chave para essa transformação e o mundo precisa conhecer e reconhecer o que tem sido feito no Brasil”, afirma.

Além da premiação, todos os vencedores poderão indicar representantes para participar de Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, e de imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional.“É impressionante e muito louvável destacar que a inovação promove revoluções em negócios independentemente do nível de tecnologia aplicado ou do segmento e porte da empresa. Percebemos entre os vencedores do Prêmio empresas de altíssimo investimento tecnológico, como a Aquarela, ou sem nenhum destinar recursos em equipamentos ou tecnologias, como a Oficina do Sorvete. Isso demonstra o alcance democrático da inovação e sua incrível potencialidade para alcançar resultados”, observou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Todas as instituições inscritas receberão um relatório com feedbacks e comparações, com a média dos percentuais de pontuação das candidaturas da mesma modalidade, ao final da sua avaliação.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos isolados e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas.

Fonte: Portal da Industria