Fiep afirma que resultado mostra a força do setor, que tem potencial de crescer ainda mais com uma política industrial que melhore o ambiente de negócios do estado

A indústria do Paraná registra o maior crescimento do país nos últimos meses, acumulando alta de 14,5% no período de agosto a novembro de 2023. Os dados regionais da produção industrial foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo IBGE, que destacou que o nível de atividade da indústria paranaense já está 9,6% acima do patamar pré-pandemia.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, esses indicadores mostram a força e a resiliência da indústria do estado. “Mesmo diante de vários desafios e obstáculos surgidos nos últimos anos em decorrência de questões internas e externas, nossa indústria segue registrando números significativos em sua produção”, afirma. “Tudo isso se deve principalmente à persistência de nossos empresários industriais, que seguem investindo e gerando empregos no Paraná, em mais um claro sinal da relevância do setor industrial para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, acrescenta.

Vasconcelos reforça que a indústria paranaense tem potencial para crescer muito mais. “Como legítima representante da indústria paranaense, a Fiep entende que podemos desenvolver ainda mais nossas cadeias produtivas com os insumos que temos aqui. Para isso, porém, é preciso aprimorar nosso ambiente de negócios por meio de uma política industrial efetiva, que incentive ainda mais o investimento produtivo em nosso estado. Entendemos que essa deve ser uma construção coletiva, envolvendo o governo e todos os atores públicos e privados que tenham ligação com a indústria”, explica.

Dados positivos
Segundo os resultados divulgados pelo IBGE nesta sexta, a indústria do Paraná apresentou a maior alta individual do país em novembro, com aumento de 5,4% em sua produção, na comparação com outubro. No mês, a indústria nacional teve crescimento médio de 0,5%. Quando o desempenho é comparado com novembro de 2022, o resultado é ainda mais expressivo: alta de 21,2%.

Novembro foi o quarto mês consecutivo de resultados positivos no estado, que somou alta de 14,5% na produção industrial nesse período. Já no acumulado de janeiro a novembro de 2023, o setor registra crescimento de 4,2% na produção, enquanto a média nacional é de alta de apenas 0,1%.

No ano, os setores que mais contribuem para o crescimento da produção industrial do Paraná são os de fabricação de derivados do petróleo e de biocombustíveis, com alta de 32,2%, e o de alimentos – o mais expressivo da indústria do estado – com aumento de 7,7%. Quando analisados os produtos de maior influência por atividade, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo, gasolina, asfalto e querosene de aviação foram as mercadorias com maior impacto positivo no setor de petróleo e biocombustível. Em alimentos, aparecem as produções de carnes e miudezas de aves congeladas, açúcar, carnes frescas e bombons e chocolates. Além deles, também se destacam no ano os segmentos de bebidas (+4,1%) e de fabricação de móveis (+2,7%).

Fonte: FIEP

Compartilhe: