Foi realizado no dia 22/09 o encontro com o tema Inovação: Novos projetos, geram novos negócios, no IST – Instituto Senai de Tecnologia em Metalmetalmecânica, em Maringá

A globalização das atividades econômicas e dos mercados acelera os processos de inovação. Motores da inovação, como a disponibilidade global de conhecimento e a fusão de tecnologia e ciclos de inovação mais curtos, tornaram-se importantes para as empresas.

O setor metalmecânico funciona como uma alavanca que pode elevar os níveis de competitividade de outros segmentos. Pode movê-los para um rápido crescimento, rentabilidade e níveis mais altos de tecnologia. Se o setor estiver trabalhando no padrão de classe mundial, os efeitos positivos ligados à vantagem competitiva serão exponenciais.

Os palestrantes Juliano Coelho, que integra a equipe de desenvolvimento de produto do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica como Supervisor de Tecnologia e Inovação, e Carl Kawasaki, que integra a mesma equipe como responsável pelos serviços operacionais em manufatura aditiva (Impressão 3D), abordaram o  diferencial competitivo através de desenvolvimento de projetos para produtos e processos inovadores, tendo o design e engenharia com aliados para geração com valor agregado e otimização na produção em um ambiente industrial.

Segundo Lidia Mendonça, coordenadora de Tecnologia e Inovação no Senai/PR em Maringá: “Entendemos que eventos com a temática inovação propiciam a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva para o dia a dia das indústrias. Além disso, favorece e dissemina a cultura da inovação e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das indústrias”.

O encontro teve a participação de mais de 15 indústrias associadas ao Sindimetal Maringá.