No Dia Internacional da Mulher, celebramos não apenas a data, mas também as conquistas notáveis e a crescente presença das mulheres na indústria metalúrgica. Em Maringá e no Estado do Paraná, as mulheres estão assumindo papéis de destaque, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do setor. Há dois anos, o Sindimetal Maringá testemunhou um marco histórico com a entrada de Mariana Beckheuser como a primeira mulher a integrar a diretoria da entidade.

Sua trajetória exemplifica o avanço da participação feminina no setor metal mecânico, destacando a importância da diversidade de gênero para o crescimento sustentável da indústria.

Mariana Beckheuser, diretora Social da atual gestão (2024/2027) do Sindimetal Maringá, expressa sua satisfação: “Fico muito feliz em ver a evolução da participação das mulheres no setor metal mecânico. Há dois anos, fui a primeira mulher a integrar uma diretoria do Sindimetal Maringá.” Ela ressalta a importância desse marco não apenas como uma conquista pessoal, mas como um símbolo do potencial das mulheres no setor.

A cidade de Maringá e o Estado do Paraná testemunham um aumento constante na presença feminina na indústria. Dados recentes indicam que a participação das mulheres no setor metalúrgico tem crescido ano após ano, refletindo uma mudança positiva no cenário tradicionalmente dominado por homens.

A Representatividade da Mulher na Indústria Metalmecânica

A presença feminina no setor metalmecânico marca avanços significativos, desafiando estereótipos históricos em uma cultura industrial predominantemente masculina. O Sindimetal Maringá destaca que nos últimos anos, mais mulheres têm ingressado nesse ambiente, ocupando uma variedade de funções, desde operadoras de máquinas até técnicas de manutenção e engenheiras.

Dados do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial revelam um crescimento expressivo de 36% no número de matrículas de mulheres em cursos tradicionalmente masculinos. Essa mudança progressiva reforça a importância de reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres no setor metalmecânico.

Indústrias associadas ao Sindimetal Maringá destacam-se pelo expressivo número de mulheres em seu quadro de colaboradores, a exemplo da Cinfer:

55 colaboradores    –       42% mulheres

Histórias de Mulheres na Cinfer:

Margarete Alves dos Santos – 43 anos – Operadora de máquinas:

Na empresa há 4 anos, viu uma grande oportunidade no setor.

Ressalta que muitas pessoas ainda veem o setor como exclusivo para homens, mas há muitas oportunidades para mulheres.

Dayane Aline dos Santos – 34 anos – Operadora linha pintura:

Na empresa há 2 anos e 8 meses, primeira oportunidade no setor.

Não percebe preconceito e se sente acolhida na empresa.

Giovanna Silva Moreira – 19 anos – Jovem aprendiz:

Na empresa há 6 meses, aproveitou a oportunidade e destaca que o setor não é exclusivamente masculino.

A outras trabalhadoras da Cinfer!

A Colli Bike é outro exemplo:

609 colaboradores  – 208 mulheres

Aquario

Com mais de 45 anos no mercado, a Aquário possui hoje dentro do quadro de colaboradores 70 mulheres quase 50% do total,  em todos os setores da empresa tanto em cargo de gestão,

( a gerente de produção é mulher) como na produção e demais áreas.

Assim como a Ortobio Industria e Comercio de Produtos Ortopédicos

72 colaboradores –  48% mulheres

Antonio Junior, diretor da Ortobio, destaca: “O segmento metalmecânico é formado tradicionalmente por homens, mas quando há dedicação e comprometimento, é possível transpor essa barreira. Gostamos muito de trabalhar com as mulheres, elas são atenciosas e demonstram muito zelo no que fazem.”

A Perfileve, com 190 colaboradores (46 mulheres) e a Aquário, com 165 colaboradores (46 mulheres) também se destacam nesse quesito.

As histórias de mulheres como Mariana Beckheuser e das colaboradoras de indústrias associadas inspiram, demonstrando que a indústria metalúrgica está se tornando um ambiente mais inclusivo e diversificado.

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Sindimetal Maringá reconhece não apenas as conquistas passadas, mas também o potencial ilimitado das mulheres na construção do futuro do setor. A união de forças entre homens e mulheres é a chave para superar desafios, impulsionar a inovação e garantir um crescimento sustentável.