Julio Cesar Maciel comandará a entidade em substituição a Alcino Tigrinho, que esteve no cargo por 12 anos

A nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal-PR) tomou posse na noite desta quinta-feira (12), em Curitiba. O grupo, que comandará o sindicato no quadriênio 2022-2026, é liderado pelo industrial Julio Cesar Maciel, diretor da empresa associada CNC Seal Ltda. Ele substitui Alcino de Andrade Tigrinho, sócio da Metalus Indústria Mecânica Ltda, que ocupou o cargo por 12 anos. A solenidade de posse teve participação do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro.

Ele fez questão de ressaltar a importância do Sindimetal-PR na representação institucional do setor não apenas de Curitiba e região, que é sua área de abrangência atual, mas de todo o Paraná. “Fui presidente durante muito tempo do Sindimetal Maringá e conheço a importância desta casa. Antigamente, tínhamos somente o Sindimetal-PR, que representava o setor de todo o estado. Esta casa sempre visou o interesse da indústria e do Paraná, e a postura do Sindimetal-PR foi ímpar no processo de termos Sindimetais em outras regiões”, lembrou o presidente da Fiep.

Carlos Valter também prestou homenagem a Tigrinho, que atualmente é também vice-presidente da Fiep, por sua atuação no sindicato, ao qual se dedicou por 24 anos, sendo 12 como presidente. “E desejo todo o sucesso para a nova gestão, dizendo que o Sistema Fiep está de portas abertas para ser parceiro em ações de desenvolvimento deste importante setor da indústria paranaense”, completou. Quem também representou o Sistema Fiep no evento foi a superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone.

Ao se despedir do Sindimetal-PR, Tigrinho destacou seu sentimento de dever cumprido. “Foram 24 anos de convivência junto ao Sindimetal-PR, conheci pessoas maravilhosas e só guardo bons momentos. Procurei chegar a este momento tal como no primeiro dia e seguindo o conselho do meu pai, que dizia: entre pela porta da frente e com a cabeça erguida, e saia do mesmo jeito, de cabeça erguida e pela porta da frente”, afirmou, ressaltando ainda a importância da união de esforços em benefício do setor. “Nós, enquanto diretores, quando entramos por este portão, esquecemos de nossas empresas individuais e pensamos pelo coletivo. Quem quer que aqui entre, terá que vir com esse espírito”, disse, também desejando sucesso à nova diretoria.

Já Julio Cesar Maciel, ao assumir a presidência, explicou que pretende dar continuidade às ações implantadas pelas gestões de Tigrinho, buscando também uma maior participação das empresas do setor no sindicato. “Entendemos a necessidade de dar continuidade ao trabalho da diretoria anterior, até porque esta nova diretoria nasceu e se fortaleceu em consenso com os membros da gestão anterior. É fundamental também a participação de todas as empresas associadas”, afirmou.

Maciel relembrou ainda sua trajetória como trabalhador e empresário do setor metalmecânico, destacando a importância da formação que recebeu do Senai em Gravataí, no Rio Grande do Sul, de onde é natural, para seu sucesso na área. O empresário tem 58 anos, mudou-se para Curitiba em 1994 e fundou sua indústria em 1997, tendo se associado ao sindicato no ano seguinte. “Assumo o compromisso de exercer o melhor trabalho à frente do Sindimetal-PR, mantendo-o como uma referência no meio empresarial”, concluiu.

Fundado em 30 de novembro de 1959, o Sindimetal-PR é uma das mais expressivas entidades patronais do Paraná, representando empresas dos diversos segmentos industriais do setor metalmecânico de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Centro-Sul, com abrangência de mais de 80 municípios.

Conheça a composição da nova diretoria do Sindimetal-PR:

Presidente: Julio Cesar Maciel
1º Vice-Presidente: Nelson Roberto Hubner