Edson Vasconcelos liderou uma comitiva da diretoria da Federação que visitou nesta terça (9) a exposição agropecuária ExpoLondrina

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, defendeu nesta terça-feira (9), durante visita da diretoria da entidade à 62ª ExpoLondrina, que o Paraná tenha uma política industrial que estimule cada vez mais a industrialização da produção agropecuária do Estado. Para Vasconcelos, entender as demandas do setor produtivo em cada região, como a Fiep vem fazendo ao lançar os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria, é fundamental para que essa política seja de fato eficiente.

Confira a galeria de fotos da visita

“A indústria paranaense já tem cerca de 40% de sua produção vinda do setor de alimentos, o que é um reflexo da expansão da indústria do interior”, afirmou Vasconcelos. “O Brasil e o Paraná têm o privilégio de ter uma cadeia do agro em condições para agregar valor à sua produção na indústria. Mas precisamos melhorar o ambiente para que a indústria tenha o interesse e condições de ser competitiva lá fora. Precisamos ter no Estado uma política industrial muito consolidada, e você não vai conseguir fazer isso olhando só a capital. É preciso fazer o interior participar, porque não temos só questões macro, mas também questões específicas para que a indústria se desenvolva em uma região”, completou.

Vasconcelos liderou uma comitiva da diretoria da Fiep que, nesta terça, visitou o Parque Governador Ney Braga, onde se realiza a 62ª ExpoLondrina. Participaram da visita cerca de 30 integrantes da atual diretoria da Federação, incluindo empresários de Londrina e municípios próximos, além de industriais vindos de outras regiões do Estado.

O presidente da Fiep destacou que a visita institucional faz parte do trabalho que a atual gestão vem fazendo para reaproximar a Federação de todas as regiões do interior do Estado. “Trouxemos, pela primeira vez, toda a diretoria da Fiep para realizar uma reunião aqui em Londrina e aproveitar para estar mais próximos à ExpoLondrina e ao agro. É uma feira moderna, voltada à tecnologia e à percepção do valor agregado”, afirmou.

Fórum Regional
O processo de retomada da interiorização da Fiep, com foco na construção de uma política industrial para o Paraná, terá sequência em Londrina, no próximo dia 3 de maio, quando a entidade realiza no município o evento de lançamento do Fórum Permanente Regional da Indústria no Norte do Paraná.

“Neste evento, trazemos não só um levantamento daquilo que é de interesse da regionalidade para tentar fomentar as políticas públicas locais, mas também nomeamos um Conselho Regional da Indústria”, explicou. “Esse Conselho tem representantes de diversas cidades para ressaltar não só a importância da indústria junto à opinião pública qualificada, mas também para criar planos que cheguem aos prefeitos e ao governo estadual”, explicou.

Vasconcelos (à direita), conversa com Marcelo Janene El-Kadre

Integração com o agro e com o interior
Marcelo Janene El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), entidade organizadora da ExpoLondrina, destacou que a união de forças entre o agronegócio e a indústria é fundamental para impulsionar os dois segmentos. “É muito importante essa visita da Fiep aqui hoje e vamos estreitar ainda mais as relações porque um setor não consegue andar sem o outro. É fundamental que andemos juntos”, declarou.

Para Marcus Gimenes, vice-presidente da Fiep e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal Norte), a visita serviu para aproximar a Federação do setor produtivo da região. “Para nós aqui de Londrina e região, receber a diretoria da Fiep é muito importante para reforçar o trabalho de interiorização que vem sendo feito, com a Federação mais presente no interior do Estado”, disse. “Aqui vemos um potencial muito grande de desenvolvimento da região”, completou.

Valter Orsi, que atualmente ocupa a função de vice-coordenador do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Fiep, também destacou a reaproximação com a indústria do interior. “Sabemos que a Fiep está preocupada em fortalecer o setor industrial de todas as regiões. Isso aproxima os empresários e fortalece a Fiep”, afirmou, ressaltando também a relação da indústria com o agro. “Vimos hoje o quanto é importante essa integração. Enquanto nós cuidamos da transformação dos produtos, o agro produz a matéria prima que vai para o valor agregado da indústria. Isso é riqueza para um país e para um Estado”, justificou.

Já Diretor da Fiep, Ricardo Lora também destacou o processo de interiorização da entidade. “O plano de interiorização que a Fiep trouxe para esta gestão tem se mostrado muito relevante e muito funcional, temos aprendido muito com as outras regiões do Estado. Quando a gente fala especificamente da agroindústria, o Paraná tem sido muito demandado Brasil afora nesse quesito, então tem sido muito rica essa experiência”, afirmou.