O Senai Paraná, em parceria com o Sindimetal Maringá, lançou o projeto Trilhas Construtivas do Setor Metalmecânico. A iniciativa tem como objetivo capacitar e preparar os trabalhadores das indústrias metalmecânicas da região para que respondam de maneira assertiva às demandas do setor.

Dando início ao projeto, foram realizadas visitas nas empresas Beckhauser Manejo Racional, Naifla, Thor, Perfileve e Antenas Aquário.

Segundo Francismara Martins Gawlik – Gerência de Educação Básica e Portfólio, “a trilha formativa é o conjunto integrado, sistemático e contínuo de conhecimentos que podem ser formatados para atender a indústria com cursos customizados que visam oferecer um aprendizado constante, concentrado no aluno e no que ele precisa para se desenvolver, e ao mesmo tempo focar nas necessidades e demandas específicas para o fortalecimento do setor da metalmecânica. É importante salientar que as trilhas ao mesmo tempo que trabalham o desenvolvimento das competências técnicas, também desempenham um papel importante na promoção das competências socioemocionais por meio da flexibilidade, experiência e diversidade de estímulos”.

Além disso, as trilhas construtivas também são capazes de otimizar os resultados, pois a proposta dos conteúdos formativos, cargas horárias e tipo de mediação são validados em conjunto com as empresas e o Sindimetal Maringá.