Marília de Souza, executiva do Observatório Sistema Fiep, assume como Reitora do Centro Universitário UniSenai PR
A partir desta segunda-feira, 15 de maio, as Faculdades da Indústria do Sistema Fiep passam a ser um Centro Universitário com a chancela do Senai Paraná. Aliando a experiência de 80 anos em formação profissional para a indústria a um corpo docente formado por mestres, doutores e pós-doutores, o UniSenai PR tem entre seus diferenciais uma real aproximação com as demandas do setor industrial.
Com quatro unidades educacionais, sendo duas em Curitiba, uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, a instituição, que é referência nas Engenharias, chega com a missão de levar inovação para a indústria e ensino de excelência para as pessoas.
São mais de 120 mil m² para oferecer aos paranaenses e estudantes de outros estados 23 cursos de graduação, sendo onze Engenharias, além de pós-graduações nas mais diferentes áreas do conhecimento, entre as modalidades presencial e educação a distância.
“Ao longo de oito décadas o Senai Paraná se consolidou como referência em formação profissional para a indústria, por meio de cursos de aperfeiçoamento, qualificação e técnicos. Agora, com o UniSenai, a instituição reafirma seu compromisso de excelência com a Educação, ofertando graduação, pós-graduação e extensão com foco nas diversas áreas industriais, especialmente nas engenharias”, afirma Fabiane Franciscone, diretora regional do Senai Paraná e superintendente Sesi e IEL no estado.
Para Sidinei Rossi, gerente-executivo de Educação no Sistema Fiep, o UniSenai PR consolida a entrega de valor e referência da instituição em formação de capital intelectual para a indústria. “Sabemos que o Paraná é um dos maiores polos industriais do Brasil e, nesse sentido, aliados à chancela do Senai Paraná, nosso Centro Universitário coloca-se a serviço para levar inovação à indústria por meio da interface com nossa frente de Educação Superior, além de ensino de excelência para as pessoas”, diz o executivo.
Reitora do UniSenai PR será Marília de Souza, gerente-executiva do Observatório Sistema Fiep
Na liderança da instituição, o UniSenai PR terá como reitora Marília de Souza, uma das criadoras do Observatório Sistema Fiep, linha de ação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná dedicada à prestação de serviços de Prospectiva, Planejamento, Pesquisa e Articulação com vistas ao desenvolvimento da indústria e sociedade.
Graduada em Design Industrial pela Fundação Mineira de Artes Aleijadinho, de Minas Gerais, Marília de Souza possui mestrado em Ciências Humanas e Tecnologia e doutorado em Ciências Mecânicas para Engenheiros, ambos pela Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC) – França.
“O momento em que vivemos exige movimentos rápidos e precisos e me sinto profundamente orgulhosa em me juntar a essa iniciativa que chega para aproximar ainda mais setor industrial e meio acadêmico”, afirma Marília de Souza. “Com olhar voltado para novas tendências e formação de profissionais com visão de futuro, buscamos, assim, revelar e valorizar as potencialidades dos nossos alunos que vislumbram suas carreiras em tempos de acelerada transformação digital”, completa a Reitora do UniSenai Paraná que, no mundo acadêmico, conta com significativa produção de trabalhos técnicos, artigos, livros, orientações de mestrado e coorientações de doutorado, além de prêmios e reconhecimentos no Brasil e no exterior.
Intercâmbio com instituições da Suíça e Alemanha
Para fortalecer ainda mais a sua referência como instituição formadora de capital intelectual para a indústria, o UniSenai PR conta ainda com parcerias internacionais.
Na Suíça, os acadêmicos poderão realizar cursos e intercâmbio com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) e, na Alemanha, com a Universidade Steinbeis, em Berlim, por meio da parceira da Escola de Negócios Internacional e Empreendedorismo (SIBE).
Laboratórios de Engenharia e Espaços de Fabricação Digital
Além da possibilidade de intercâmbios, os acadêmicos do UniSenai PR contam ainda com 58 laboratórios exclusivos para as Engenharias, organizados entre as unidades de Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, além de dois dos três únicos FAB LABS existentes hoje no Paraná.
Também conhecidos como espaços de fabricação digital, os FAB LABS são locais dedicados à cultura maker, educação, prototipagem e fabricação geral, que têm a sua origem no MIT – Massachusetts Institute of Technology.
No UniSenai PR os FAB LABS são equipados com diferentes tipos de impressoras 3D e outras tecnologias emergentes para os processos de fabricação. Toda a infraestrutura dos laboratórios e espaços de produção digital são voltados para o desenvolvimento de projetos e pesquisas acadêmicas, com foco em inovação e formação de capital intelectual empreendedor e para o trabalho na Indústria 4.0.
Aproximação com o mercado e soluções para os desafios reais da Indústria
Entre os diferenciais do UniSenai PR está a real aproximação com a indústria. Por meio da Jornada de Aprendizagem, disciplina transversal prevista em todos os semestres letivos das graduações, os alunos, organizados em equipes e sob a orientação e mediação de um professor, trabalham na busca de possíveis soluções para os desafios reais trazidos por indústrias parceiras.
“Essa troca de informações com a indústria é de fundamental importância para o sucesso de uma formação acadêmica voltada à inovação e formação de profissionais com real intenção de empreender e fazer parte desse modelo de indústria do futuro, que já é uma realidade”, afirma a Reitora do UniSenai PR.
Entre os cases de sucesso está a criação de um módulo de decodificação de código de barras para indústria montadora, desenvolvido por acadêmicos de Sistemas de Informação, em São José dos Pinhais.
O projeto foi implantado nas linhas de produção das fábricas da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo e em Taubaté, a segunda maior unidade da Volkswagen no país e uma das mais avançadas do Grupo, em termos de tecnologia. Além disso, um dos acadêmicos ainda participou de um processo seletivo e foi contratado para a vaga remota de Analista de TI da Volkswagen do Brasil.
“Esse projeto, em especial, demonstrou o quanto a academia pode auxiliar com soluções rápidas e exitosas e, principalmente, o desenvolvimento de soluções que podem ser implantadas com baixo custo para a indústria. Um case de sucesso que nasceu de uma parceria que se consolida cada vez mais a cada novo semestre”, explica a coordenadora da Engenharia de Software e Sistemas de Informação do UniSenai PR em São José dos Pinhais, Cassiana Fagundes da Silva, responsável por acompanhar a iniciativa.
Centro Universitário UniSenai PR abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 – Concurso de Bolsas
Até o dia 17 de junho de 2023 estão abertas as inscrições para a 1ª Prova Presencial do Vestibular de Inverno 2023 do Centro Universitário UniSenai PR, valendo como Concurso de Bolsas.
Ao todo, estão sendo ofertadas 10 bolsas de estudos (entre integrais e parciais) por unidade. Ou seja, são 40 bolsas no total, sendo 10 para a unidade Campus da Indústria e 10 para a unidade CIC, ambas em Curitiba; 10 bolsas para São José dos Pinhais e 10 bolsas para Londrina, conforme regras estabelecidas no Edital.
A prova será realizada no sábado, 17 de junho, das 10h às 12h30 e o resultado será divulgado no dia 21 de junho, a partir das 18h, em página específica dentro do site da instituição.
Ao todo, estão sendo ofertadas 658 vagas para 17 cursos, sendo dez turmas em diferentes Engenharias: Automotiva, Energias, Produção, Software, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica.
O Vestibular de Inverno 2023 do UniSenai PR também contempla turmas para os cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial, Design de Moda e Logística, além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Direito, organizados entre as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina, conforme estabelecido no Edital.
A bolsa de estudos será concedida conforme a pontuação obtida na Prova Tradicional – Concurso de Bolsas em cada unidade do Centro Universitário. O 1º colocado em relação à classificação da Prova Tradicional na unidade escolhida para cursar a graduação recebe uma bolsa 100% integral. Do 2º ao 5º colocado a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital.
O resultado obtido pelo candidato no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) também poderá ser aproveitado para ingresso nos cursos de graduação em Edital e processo seletivo exclusivo para nota ENEM, com inscrições até 25 de agosto de 2023.
A taxa de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023 do Centro Universitário UniSenai PR é gratuita e o candidato pode verificar a relação completa de cursos disponíveis para as unidades de Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, assim como o Edital diretamente na página unisenaipr.com.br.
Fonte; FIEP