O governo do Paraná declarou estado de epidemia da gripe Influenza devido ao aumento no número de casos de H3N2 (um tipo de Influenza A). Conforme destaca Ronaldo Ruaro, médico do Sesi Paraná, “a vacina contra a gripe protege os subtipos H1N1, H3N2 e o influenza B, e por isso é muito importante que todos tomem. Além disso, a vacinação estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos e aumenta as defesas do corpo”.
No início de fevereiro o SESI-PR abrirá no site um link de acesso para que as empresas interessadas possam fazer a aquisição das vacinas.
O período para adesão iniciará em fevereiro, até quando durarem os estoques, e o agendamento inicia logo após a confirmação da data de recebimento da vacina pelo Sesi. O ato vacinal é realizado na própria empresa, no formato in company e em qualquer município do estado, o que facilita para os trabalhadores.
Seguindo as normas da Anvisa, são oferecidas vacinas contra a influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação. Ofertada desde 2010, a vacinação faz parte de uma série de ações que a instituição faz, com outras formas de prevenção e cuidados para os funcionários das indústrias.
Pontos de atenção:
• Atendimento de dependentes legais;
• Para atendimento de crianças, apenas a partir de 9 anos;
• O atendimento dos dependentes será na mesma data, horário e local que o atendimento dos trabalhadores.
Em parceria com o Sesi Paraná, indústrias associadas ao Sindimetal Maringá têm preços especiais na aquisição das vacinas, mediante apresentação de declaração do Sindicato, que comprove a associação.