Grupo de alunos militares une teoria e prática para uma nova profissão

Iniciando a formação prática do projeto Soldado Cidadão, soldados e cabos em período de serviço militar realizaram, na tarde desta quinta-feira, 20 de outubro, visita técnica à indústria Metalúrgica PASTRE, com objetivo de conhecerem os processos de produção e os trabalhos realizados, relacionando a prática industrial com a teoria do Curso de Qualificação Profissional em Operador de Processos de Produção que estão realizando.

“Por meio da visita, possibilitamos ao grupo de alunos militares entender como funciona o processo de produção em uma indústria, observando também em quais setores eles podem se encaixar profissionalmente”, explica a coordenadora de educação da unidade CIC do Senai Paraná, Silvana Rizotto.
O projeto Soldado Cidadão tem como objetivo possibilitar que soldados e cabos em período de serviço militar recebem capacitação profissional por meio do Senai, ampliando suas oportunidades de emprego ao voltarem para a vida civil.
“O projeto Soldado Cidadão é uma oportunidade para adquirir conhecimento, agregar uma profissão e conhecer o funcionamento da indústria em geral, além de possibilitar uma futura inserção no mercado de trabalho. O curso é bastante dinâmico e traz um vasto conhecimento da indústria. Já sou estagiário na Metalúrgica e a oportunidade tem sido muito interessante e proveitosa; já tive a oportunidade de conhecer e fazer parte do processo de produção das carretas, bitrens e outros reboques fabricados pela indústria”, comenta o cabo Souza, do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), em Curitiba.
O coordenador de Recursos Humanos da Indústria Metalúrgica PASTRE, João Marcos Beltrão, destaca que visitas de integração como esta colaboram para ampliar a visão dos futuros profissionais em relação às possibilidades de escolha para uma nova profissão ao ingressarem na vida civil. “É uma satisfação participarmos do Projeto Soldado Cidadão e recebermos o Senai com os militares alunos deste projeto. Este tempo investido certamente ampliará as possibilidades de escolha para as futuras profissões e também quem sabe, em breve, recebê-los novamente como parte efetiva de nosso time”, comenta Beltrão, que também explica o que foi mostrado durante a visita. “Compartilhamos com o grupo um pouco da nossa história e a tradição de mais 47 anos no ramo de Implementos Rodoviários. Os alunos militares tiveram contato com as tecnologias aplicadas no transporte e produção de nossos equipamentos e conheceram a nossa planta industrial podendo visualizar, na prática, os conteúdos vistos em sala de aula”.
Sobre o Projeto Soldado Cidadão:
O Projeto Soldado Cidadão possibilita que soldados e cabos em período de serviço militar recebam capacitação profissional ofertada pelo Senai, ampliando suas oportunidades de emprego ao voltarem para a vida civil. Entre os diferenciais desta etapa do Projeto está a integração com indústrias da capital e região, que receberão os participantes para a realização da parte prática da formação.
Inicialmente, trinta jovens estão recebendo qualificação profissional em Operador de Processo de Produção. O curso iniciou no dia 04 de outubro e tem duração de 160 horas, ministradas em 40 dias úteis. A formação contempla oito horas de atividades diárias: quatro de aulas teóricas, realizadas dentro do Exército por técnicos do Senai, e quatro de atividades práticas em indústrias parceiras.
Fonte: Senai