O Conselho Gestor de Logística Reversa do Setor Metalmecânico do Estado do Paraná se reuniu no dia 17/09 com o objetivo de dar continuidade às ações previstas no Plano de Logística Reversa (PLR) do setor.

O principal tema discutido durante a reunião de setembro foi a possibilidade da parceria entre os SINDIMETAIS do Estado com o Instituto de Logística Reversa – ILOG, que poderá auxiliar o setor metalmecânico no cumprimento das Políticas de Logística Reversa, estabelecidas pela Lei 12.305/2010 e regulamentadas pelo Decreto 7.404/2010.

Com base em estudos preliminares, caso a parceria seja oficializada, a meta anual será recolher do meio ambiente 480 toneladas/ano de resíduos industriais pós-consumo gerados pelo setor. Um relatório mensal, informando dados e resultados da coleta, será redigido e encaminhado para a SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, oficializando o trabalho de recolhimento e destinação correta dos resíduos.

Durante a reunião, que contou com a presença da equipe do ILOG, a secretária do instituto, Nelly Uzeyka, explicou como será realizado o trabalho de coleta.

“Contamos com a participação de cooperativas associadas ao instituto que trabalharão no recolhimento dos resíduos pós-consumo. Uma vez coletado o material segue para uma central do ILOG e, na sequência, para o local de destinação final e de correto descarte”, disse Nelly.

Caso a parceria seja efetivada, o Conselho Gestor deliberou que será elaborado um Termo Aditivo ao Plano de Logística Reversa já existente, que será encaminhado à SEMA dando ciência sobre as novas ações e metas propostas estabelecidas pelo Conselho Gestor.

 

Compartilhe: