A iniciativa tem como objetivo transformar o Paraná em um hub global de negócios internacionais até 2040, promovendo inovação e práticas sustentáveis

As Rotas Estratégicas para o Futuro dos Negócios Internacionais Paranaenses 2040, uma iniciativa do Sistema Fiep, poderá redefinir a maneira como as empresas do estado se preparam para competir no mercado global. Conduzido pelo Observatório Sistema Fiep em cooperação com diversos setores, a plataforma visa construir um plano estruturado para desenvolver as cadeias produtivas paranaenses, mirando o ano de 2040.

O diferencial das Rotas Estratégicas 2040 está em sua construção coletiva, envolvendo uma ampla gama de atores, incluindo indústria, instituições de ensino, ciência e tecnologia, iniciativa privada, terceiro setor, governo e lideranças diplomáticas. A iniciativa busca tornar o Paraná uma referência global em negócios internacionais competitivos, inovadores e sustentáveis, guiados pelas melhores práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

A visão de futuro para 2040 é clara: um Paraná reconhecido globalmente como um ambiente de negócios simplificado e fundamentado na inovação. Para alcançar essa visão, o projeto delineia ações a partir de cinco perspectivas essenciais: Cadeia de Valor, Infraestrutura e Logística, Mercado, Políticas e Regulamentações, e Recursos Humanos.

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, o objetivo é que a plataforma funcione como um guia para os empresários paranaenses. “Encontrar caminhos para que os produtos paranaenses conquistem cada vez mais mercados no mundo, ampliando as possibilidades de negócios para as empresas, é uma das principais formas para impulsionar o crescimento de nossa indústria”, afirma. “Temos certeza de que, com a execução deste planejamento, o Paraná se abrirá ainda mais para o mundo, acelerando de maneira significativa seu desenvolvimento socioeconômico”, completa.

Já para Paulo Roberto Pupo, diretor da Fiep, “a Rota tem o propósito de apontar os meios para que o Paraná amplie ainda mais suas relações comerciais com outros países”.

Estratégias e ações para o futuro

Segundo Laila Del Bem Seleme Wildauer, coordenadora de Prospectiva e Planejamento do Observatório Sistema Fiep, as Rotas apresentam um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo para orientar a internacionalização das empresas paranaenses. “Essas ações abrangem desde a identificação de barreiras e fatores críticos de sucesso até a criação de um mapa estratégico com trajetórias possíveis e desejáveis para a indústria do estado”, conta.

Ao acessar a plataforma, o usuário poderá explorar a categoria “barreiras”, que identifica os desafios a serem superados; a categoria “fatores críticos”, que agrupam questões-chave a serem abordadas; e “ações”, que detalham os passos necessários para transformar a situação atual e alcançar os objetivos propostos. Com 277 ações mapeadas, o projeto busca alinhar esforços e investimentos de todos os envolvidos para garantir um avanço coordenado rumo à visão de futuro.

Wanessa Priscila David do Carmo, pesquisadora do Observatório Sistema Fiep, destaca que um dos grandes diferenciais do projeto foi a coleta de percepções em todo o estado, garantindo que todo o ecossistema de negócios fosse contemplado. “Isso permitiu construir um documento estratégico para a internacionalização do Paraná, refletindo as necessidades e oportunidades locais”, afirmou.

Impulsionar o desenvolvimento internacional

Com um horizonte até 2040, as Rotas Estratégicas visam não apenas fortalecer o posicionamento internacional do Paraná, mas também criar um ambiente de negócios mais competitivo e resiliente. Higor de Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep, afirma que todas as pessoas, entidades e instâncias administrativas, em âmbito público e privado, podem contribuir na governança das Rotas Estratégicas para o Futuro dos Negócios Internacionais Paranaenses 2040.

A integração de tecnologia e práticas ESG de forma transversal reflete a busca por um desenvolvimento sustentável e inovador, imprescindível para a competitividade no cenário global.

Para conhecer mais sobre as ações específicas e explorar as oportunidades mapeadas, clique aqui e faça o seu cadastro.