Depois de levantar as prioridades da indústria das diferentes regiões do estado na área de energia, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, ao longo do mês de setembro, uma nova rodada de oficinas temáticas, desta vez com foco nas demandas de infraestrutura. Os encontros dão continuidade ao trabalho iniciado com os Fóruns Regionais da Indústria, instalados neste ano pela Fiep.

Nas oficinas, será apresentado um panorama geral da infraestrutura do estado, levando em conta os diferentes modais de transporte – rodovias, ferrovias, portos e aeroportos –, além de estudos sobre a movimentação de cargas no Paraná. Em seguida, as lideranças industriais convidadas a participar dos encontros irão levantar e validar as necessidades de suas regiões nessa área. Também serão debatidas as ações necessárias para que se alcancem avanços no setor.

Calendário
Os primeiros encontros acontecem em Londrina (Norte), no dia 10; Maringá (Noroeste), no dia 11; Toledo (Oeste), no dia 12; e Francisco Beltrão (Sudoeste), no dia 13. A programação segue com oficinas em Irati (Campos Gerais/Centro-Sul), no dia 23; Guarapuava (Campos Gerais/Centro), no dia 24; e Ponta Grossa (Campos Gerais/Centro-Oriental), no dia 27. Haverá ainda uma reunião em Curitiba, em data ainda a ser definida.

A organização das oficinas temáticas está sendo conduzida pelos Conselhos Regionais da Fiep, instalados junto com a criação dos Fóruns para ampliar a representatividade da indústria em todo o estado. Os subsídios técnicos serão apresentados pelo Conselho Temático de Infraestrutura da Federação, enquanto a Gerência de Desenvolvimento Industrial e Social da entidade aplicará a metodologia para priorização das demandas levantadas pelos participantes.

Sobre os Fóruns Regionais
Os Fóruns Regionais da Indústria reúnem empresários, lideranças do setor, entidades parceiras e representantes do poder público com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento do setor industrial de todo o Paraná. Os eventos de lançamento dos Fóruns ocorreram entre março e julho deste ano, em oito cidades do estado.

Além de mostrar que a indústria é uma grande impulsionadora do desenvolvimento, a inciativa serve para levantar as necessidades, particularidades e potencialidades de cada regional. Após a rodada de lançamento, em que os participantes apontaram as áreas que mais impactam na atividade industrial de suas regiões, a Fiep realiza, neste segundo semestre, uma série de oficinas temáticas para aprofundar as discussões sobre as demandas regionais. Depois de energia e infraestrutura, a temática da empregabilidade e produtividade também será abordada em encontros específicos.

Todo o conteúdo coletado nesse processo servirá de subsídio para que a Federação formule propostas concretas para uma política industrial efetiva para o Paraná.

Fonte: FIEP

Compartilhe: